sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições em Nilópolis - Palpites para a Câmara

Observando a composição da coligações, resolvi arriscar alguns palpites:

- A maior briga acontecerá no PMDB. O partido, que está coligado com o PV, deverá eleger três vereadores. Até um quarto vereador é possível. Nenhum deles da atual legislatura.

- É possível que sete atuais vereadores sejam reeleitos. Talvez um pouco menos.

- O vereador que melhor escolheu seu partido foi que se filiou ao PSD. Os outros candidatos da legenda PSD-PTN-PRP apenas ajudarão a elegê-lo. Dificilmente elegerá um segundo vereador.

- O partido do atual prefeito poderá encolher na Câmara. Talvez só eleja um vereador. Caso isso realmente aconteça, dois atuais vereadores brigarão pela vaga. Mas, nesse caso, tudo fica resolvido se o prefeito se reeleger. É só ele nomear secretário o vereador que se reeleger, para o suplente (segundo colocado) assumir a vaga na Câmara.

- A coligação PSB-PT corre o risco de não eleger vereador. Se eleger, o mais provável é que seja um ex-vereador filiado agora ao PSB.

- A qualidade da Câmara, infelizmente, não melhorará. É possível que seja eleito apenas um vereador calouro... O que também não significa nada.

Por ora, é isso que eu tenho para palpitar.

* * * * *

Atualização em 08 out. 2012, às 23:40:


- Acertei que a maior briga aconteceria no PMDB. Entre os dezoito mais votados, seis são do PMDB. No entanto errei quando disse que o partido poderia eleger três vereadores. Elegeu dois somente. Errei também quando disse que nenhum dos eleitos seria da atual legislatura. Pedro Alfredo foi reeleito.

- Palpitei que seriam reeleitos sete atuais vereadores ou menos. Errei. Foram oito os reeleitos.

- Acertei na mosca quando disse que o vereador que melhor escolheu seu partido foi o que se filiou ao PSD; e que os outros candidatos da legenda PSD-PTN-PRP apenas ajudarão a elegê-lo. Abraãozinho foi reeleito e o segundo colocado de sua coligação nem sequer o ameaçou em número de votos.

- Disse que o PP talvez só elegesse um vereador e errei. Elegeu dois.

- Disse que a coligação PSB-PT corria risco de não eleger vereador; mas que, se acontecesse, o mais provável fosse um ex-vereador filiado agora ao PSB. Errei. Elegeu um vereador; e de outro partido - o PT.

 - Palpitei que seria eleito apenas um vereador calouro... Errei feio. Foram quatro! Maurinho, Bola, Marquinho Trembão e Dr. Rodrigo Rocha.

- Disse também que qualidade da Câmara, infelizmente, não melhorará. Disso eu não tenho dúvida alguma. Até porque tirando os quatro novatos, todos os outros oito são vereadores reeeleitos.



* * * * *

Você pode gostar de ler a minha análise das eleições municipais passadas:
http://grifonosso.blogspot.com.br/2008/10/analisando-os-resultados.html


Ou ainda "Palpites e prognósticos" (para a eleição de prefeito)
http://grifonosso.blogspot.com.br/2012/08/eleicoes-em-nilopolis-palpites-e.html .

Nenhum comentário: